13 de maio de 2011

Criatividade e Iniciativa

Eu estou lendo o livro "Poke the Box", do Seth Godin. O assunto do livro é: COMECE A FAZER! Muito se fala sobre iniciativa e pró-atividade mas este ainda é uma das questões mais difíceis para muitos de nós.

Profissionalmente, todos nós temos um certo nível de iniciativa, que pode vir tanto de um senso de compromisso e responsabilidade com o trabalho como também pode vir daquela sensação de que "se eu não fizer, vão me mandar embora e não vou ter dinheiro para pagar as contas, manter minha família e minha diversão". O quanto teríamos iniciativa se não houvesse um fator externo nos obrigado a isto?

Lendo o livro e, juntando isto ao estudo do tema empreendedorismo e do comportamento do empreendedor, percebi que há um outro tipo de iniciativa, que é a que encontramos no empreendedor: a iniciativa que vem da vontade do indivíduo em criar algo novo. Esta iniciativa vem de uma certeza muito forte de que é isto que se quer fazer, de que é para isso que se veio e que não fazer é o mesmo que desperdiçar uma capacidade valiosa demais que ele percebeu que tem (e todos nós temos).

O empreendedor não faz por obrigação, não faz para receber um salário, não faz para agradar ninguém nem para cumprir regras. O empreendedor faz porque sente que é a única opção que ele tem! É como se ele se sentisse responsável por criar, uma vez que tenha descoberto que é capaz. E também sente que seria injusto não faze-lo.

Os verdadeiros empreendedores tendem a ter estas duas características: CRIATIVIDADE e INICIATVA. Mas nem sempre pessoas criativas tem a iniciativa de realizar.

Segundo o Seth Godin: "A diferença entre pessoas criativas e pessoas realizadoras é que a pessoa criativa fica satisfeita com o entendimento sobre como fazer algo, enquanto a pessoa realizadora não estará satisfeita enquanto não tiver realizado, feito com que aquilo que ela vislumbrou realmente aconteça, tome forma, seja útil, crie valor onde antes não havia".

Inspirador! E agora eu vou fazer algo! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário