11 de maio de 2011

O mundo é plano

Como já disse por aqui, eu passei muito tempo apenas sonhando e pensando na idéia de empreender. Como costumo fazer, uma hora decidi pegar o touro pelos chifres e me joguei de cabeça nisto. Esta hora é agora.

Em primeiro lugar eu vi o que era de se esperar: ninguém acredita que pode dar certo quando você pensa em fazer algo realmente grande. Em segundo lugar veio a lição: se você quer se dedicar a algo realmente grande, não precise nem espere pela aprovação de ninguém.

Hoje há MUITOS estudos sobre o empreendedorimos e um conceito que particularmente me incentivou e orientou foi: a maioria absoluta dos empreendedores, pelo menos até antes da era da banda-larga + redes sociais + geração Y, vieram de famílias onde pelo menos um dos pais era empreendedor. Este é o maior indicador. E eu não vim de uma família assim.

Pensei: E agora? Adeus sonho?

NÃO!

Eu resolvi fazer uma lavagem cerebral em mim mesmo e me dedicar a descobrir cada aspecto e cada competência relevante para o empreendedorismo. E busquei os melhores autores sobre o tema, sendo que muitos deles TAMBÉM são empreendedores. Uma coisa fundamental é que estes autores não são os que empreenderam escrevendo livros (eles também tem seu valor), mas sobretudo os que primeiro criaram negócios, produtos, riqueza, inovação, etc, e só DEPOIS escreveram para compartilhar o que achavam que tinham que compartilhar com o mundo.

E qual tem sido o resultado desse esforço?

Eu posso dizer que já sinto que meu jeito de ver o mundo está mudando. Já entendo que estas pessoas são aventureiras, inventoras, criadoras e tem uma visão do mundo um pouco diferente da que eu tive até aqui, e que eu acho que a maioria das pessoas tem. Finalmente estou entendendo porque os empreendedores vivem o "dar antes de receber". O prazer, a busca, o sentido, está na criação e não no consumo.

Ser empreendedor é deixar de ser consumidor e passar a ser o que chamam de "supply side"  , ou aqueles que criam o que, antes das ações deles, não existia.

E o mundo é plano porque com a internet podemos ter acesso a QUALQUER conhecimento e a QUALQUER pessoa. Eu andei fazendo contatos pontuais com gente grande (gente que já produziu muito e hoje é famosa por ter grandes empresas ou por atuar em grandes causas) e tive retorno de TODAS. Isto é o que o mundo hoje possibilita: alguém, qualquer alguém, pode ir de onde quer que esteja para onde se proponha a ir.

Particularmente uma das coisas que eu sugiro para qualquer um que queira algo semelhante é surfar um pouco na Amazon e ver como é fácil comprar livros digitais , no formato Kindle , que podem ser lidos em qualquer computador , iPhone, iPad, celular com Android ou Blackberry, além do próprio Kindle para quem preferir comprar um. No momento eles possuem aproximadamente 700 mil livros que podem ser lidos desta forma. É impossível não encontrar os melhores livros , dos melhores autores , sobre qualquer assunto em que se queira melhorar.

Um comentário:

  1. Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a iniciativa do BLOG, acredito que é um ótimo veículo para troca de informações e aprendizado.

    Referente ao tema abordado, eu também tinha a visão de que empreender era para filhos de empreendedores e/ou pessoas que tem uma situação financeira mais confortável e tem mais possibilidade de arriscar. Afinal venho de uma geração que foi criada para construir uma carreira dentro de uma empresa. Ser o "Funcionário do mês" e por aí vai...

    Depois de muitas e longas cervejas com esse meu amigo de longa data, somado a leituras e pesquisas sobre o tema, além de todas as ferramentas citadas, posso concluir que SIM, pode-se desenvolver o pensamento empreendedor dentro de cada um.

    Aliado a tudo isso, gostaria de ressaltar a importância da ACABATIVA*, pois acredito que é de suma importância levar o projeto idealizado até sua conclusão, mesmo que este não saia como esperado, pois como citado no primeiro post do blog, o aprendizado virá com o exercício de empreender e o sucesso ou o "não sucesso" do projeto é mera consequência.

    * Acabativa, é um neologismo que significa a capacidade que algumas pessoas possuem de terminar aquilo que iniciaram ou concluir o que outros começaram. É a capacidade de colocar em prática uma ideia e levá-la até o fim, segundo Stephen Kanitz

    ResponderExcluir